O lettering (desenho de letras) é uma habilidade que pode trazer grandes oportunidades para artistas e designers gráficos. Saber a técnica, ajuda a desenvolver produtos e projetos com mais personalização e exclusividade, pois existe uma infinidade de áreas que o onde o artista de lettering pode trabalhar.
Essas oportunidades vão desde trabalhos manuais, decorado por letras marcantes e estilosas, até projetos para grandes marcar e experiencia do usuário. Saber explorar essas áreas é fundamental para o sucesso na profissão.
Nesse artigo vamos explorar áreas onde o artista de lettering pode trabalhar, indicando a exigência de conhecimento necessária de cada um, que vão desde áreas para iniciantes até áreas para avançados. Confira!
O que é lettering
Lettering é a arte de desenhar letras personalizadas, seja a mão, ou com o auxílio de um software de desenho e design gráfico. Essas letras podem estampar diversos tipos de projetos e produtos exclusivos. Conheça quais são as áreas mais comuns que o artista de lettering pode trabalhar:
Produtos Personalizados
O lettering está muito presente no artesanato e nos produtos decorativos. O artista que possui essas habilidades, pode usá-la para estampar produtos de forma manual com marcadores e tintas específicas.
Dentre a infinidade de produtos que o artista de lettering pode personalizar, os mais comuns são canecas personalizadas, flâmulas decorativas, placas de MDF, quadros com moldura, copos térmicos, garrafas, dentre outros. Com a tecnologia de materiais que temos hoje, é possível personalizar praticamente todo tipo de material.
Essa é uma área interessante para começar a trabalhar com o lettering, pois há uma liberdade poética criativa maior, e você pode começar atendendo públicos menores como pessoas físicas da sua cidade.
Lettering para Logotipos
Uma das áreas que o artista de lettering pode atuar é no desenvolvimento de logotipos únicos para marcas de todos os tamanhos. Um logotipo desenhado do zero, traz diferencial e valor para empresas e é muito procurado.
Esse tipo de trabalhar requer um pouco mais de experiência, e se o artista tiver conhecimento prévio em design gráfico, fica melhor ainda para atingir os conceitos que as marcas precisam. Mas é uma área bacana de ser explorada por profissionais de todos os níveis.
Lettering para Editorial e Publicidade
Projetos editoriais e campanhas publicitárias também podem se beneficiar da arte do lettering. Nos livros, o lettering é muito presente em títulos personalizados, seja em livros originais, ou seja, na adaptação de títulos de livros estrangeiros.
Já em publicidade, o lettering tem ganhado espaço para campanhas mais interativas que precisam desse toque manual. É muito comum ver campanhas que combinam bons letterings e ilustrações.
Para ficar por dentro desse mercado, é preciso estar em contato com agências de publicidade e editoras. Além disso, é possível também trabalhar com autores de livro independente.
Personalização ao Vivo em Evento
O artista de lettering pode trazer diferenciação na experiência do cliente em personalizações ao vivo em eventos corporativos e sociais. Nesse tipo de trabalho, o artista precisará personalizar ao vivo brindes ou objetos que fazem parte de alguma forma do evento.
Esse tipo de trabalho agrega muito valor para as marcas e o artista precisa estar preparado para lidar com diversas situações, para atender o público da melhor forma, além de trabalhar com agilidade e praticidade.
Arte em Parede
Muito comum em restaurantes, residenciais, mas também muito presente no ambiente corporativo, o lettering em parede é uma das áreas onde o artista de lettering pode trabalhar. Esse tipo de projeto requer um pouco mais de experiência para o desenvolvimento de uma arte em grande escala.
É um tipo de arte que brilha os olhos e tem a capacidade de transforma completamente ambientes, envolvendo também a interação com as pessoas que utilizam desses espaços, como clientes e funcionários.
Criação de Cursos e Workshops
Conforme o artista de lettering vai ganhando experiencia, ele pode se sentir seguro para compartilhar ensinamento com outras pessoas em cursos e workshops. Essa é uma grande oportunidade de expandir os horizontes e espalhar essa arte por aí.
Produção de Conteúdo Digital
Assim como em qualquer área, a produção de conteúdo também é uma possibilidade para o artista de lettering, que pode expandir com cursos online, vídeos informativos, blogs, dentre outros tipos de conteúdo.
O interesse das pessoas por artes manuais crescem a cada dia, mesmo em um mundo completamente digital. Isso amplia as oportunidades e visão de mercado nessa área, gerando muitas oportunidades.
Técnica e prática andam juntas
Apesar de alguns projetos serem mais desafiadores que outros, aprender a técnica e colocar em prática os ensinamentos, te possibilitará a trabalhar em diversos mercados como artista de lettering.
Aproveite para explorar as mais diferentes áreas, entendem como elas funcionam para conseguir encaixar o seu trabalho e os seus objetivos nessa área que requer muita paixão e dedicação.
Conteúdos ricos sobre lettering, design e criatividade
Se você quer continuar expandindo seus conhecimentos em lettering e explorar mais oportunidades, não deixe de conferir outros conteúdos no blog Lápis Pastel. Aqui buscamos trocar experiencias para fortalecer a comunidade, gerando oportunidade para todos.
Aproveitamos também para indicar outros conteúdos de lettering que podem ser do seu interesse:
- Como começar a estudar Lettering
- Lettering x Tipografia x Caligrafia: Entenda a Diferença
- Erros Comuns no Lettering e Como Evitá-los
Um abraço!
Deixe um comentário