Ser artista atualmente, no olhar de muitas pessoas, é algo extremamente desafiador. Mas, ao mesmo tempo, nunca se teve tanta oportunidade de mostrar o seu trabalho para as outras pessoas. Fazer um bom marketing para artistas, é um caminho fundamental para se destacar e conseguir rentabilizar o seu trabalho criativo.
Antigamente, para conseguir expor o seu trabalho artístico era preciso muita visibilidade e apoio das galeras. Hoje, com uma conta no Instagram, todo artista consegue mostrar o seu trabalho para milhares de pessoas.
Se você tem o sonho de trabalhar com arte, mas não sabe como divulgar o seu trabalho, preparamos esse post sobre marketing para artistas para te dar um norte de como começar com ideias e inspirações para você.
Dicas para promover seu trabalho como artista nas mídias digitais
Muitos acreditam que não é possível viver de arte. A verdade é que para conseguir, é preciso mudar de mentalidade, enxergar a sua arte como uma empresa pronta para atrair e receber novos clientes.
Para começar esse processo, algumas acoes são fundamentais e podem ajudar o seu trabalho a alavancar muito. Confira as dicas que separamos para que você inicie um bom marketing para artistas.
Crie um Portfólio Online
Ter um portfólio profissional que demonstre o que você é capaz de fazer é fundamental. Gosto muito de utilizar a frase “trabalho chama trabalho”. Quanto mais você for capaz de demonstrar o que é possível criar com sua arte, mais chances de você ser contratado por algum cliente.
Por isso, para montar um portfólio atrativo, não basta colocar as suas artes sem nenhum motivo ou explicação. É bacana utilizar mockups e mostrar como a sua obra pode ser aplicada em produtos e serviços para clientes.
Hoje, você pode encontrar diversas plataformas para hospedar o seu portfólio e começar a atrair clientes, e dentre as mais comuns estão o Behance, o Drible e claro, ter um site próprio do jeito que você quiser.
Utilize as Redes Sociais
As redes sociais podem ser grandes aliadas para promover o seu trabalho, porém, acredito que muitos artistas erram depositando muito tempo para criar conteúdos e não obtendo o resultado de engajamento que deseja.
Para que isso não aconteça, é preciso criar de forma estratégica. Reaproveite as artes que você já tem, diversificando os tipos de conteúdo, criando formas de engajar com o seu público. Além disso, entenda quem são as pessoas que você deseja vender o seu produto. Muitas vezes, criando conteúdos genéricos, você atrairá mais artistas do que possíveis clientes.
Participe de Comunidades Online
Participar de comunidades online com outros artistas é uma excelente opção para conseguir trocas, entender sobre as demandas do cliente, do mercado, e até para saber como precificar o seu trabalho artístico.
Se inspire nas experiências e na jornada de outras pessoas, mas não se esqueça também de focar na sua, que com toda certeza é única e cheia de particularidades. Use esse artificio para somar para você e não te diminuir.
Invista em Marketing de Conteúdo
O marketing orgânico pode ser uma forma interessante de atrair novos clientes para o seu site ou para as suas redes sociais. Você pode fazer isso fazendo artigos que expliquem um pouco mais do seu trabalho ou que contem curiosidades sobre eles.
Colabore com Outros Artistas
O mercado artístico é cheio de oportunidades, e colaborar com outros artistas, pode ser uma forma interessante de conseguir os primeiros projetos. Muitos artistas procuram outros profissionais, principalmente quando a agenda está cheia de trabalhos.
Mostra-se disponível, seja bacana e demonstre interesse pela área que você está inserido. Isso faz parte da construção de um bom networking que pode abrir muitas portas para você no mercado das artes.
Investir em cursos e mentorias, pode ser uma boa opção
Muitos artistas, e eu até eu mesma quanto estava iniciando, tinha muita dificuldade de entender o mercado. Investir em cursos e mentorias de outros artistas, que possuem experiencias e compartilham elas com um valor acessível, pode ser um grande divisor de águas na carreira.
Um dos cursos que mais me ajudaram nos meus primeiros meses, foi o “Guia das Vendas Diárias“, da Ilustradora Alice Lisauskas. Ela mostra caminhos práticos e fáceis de aplicar para vender mais o seu trabalho, encontrar oportunidades e fazer um bom atendimento ao cliente. É um guia para realmente alavancar a sua carreira como artista.
Impulsione suas habilidades artísticas com muita criatividade
Esperamos que essas dicas de marketing para artistas ajudem você a promover seu trabalho online de forma mais eficaz. Para mais conteúdos inspiradores e práticos, continue acompanhando o blog Lápis Pastel.
Por aqui, trazemos experiencias e visões reais do mercado da arte, sempre se baseando na nossa experiência como artistas ativos no mercado. Não se esqueça de compartilhar suas experiências e dúvidas nos comentários!
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