Uma das maiores dificuldades dos artistas novos no mercado, não só da arte, mas qualquer outro tipo de serviço criativo, é saber precificar o trabalho artístico. E mais do que nunca, é importante falarmos sobre isso, pois uma precificação errada, pode não só te custar um trabalho exaustivo e não recompensador, como também pode prejudicar todo um mercado.
Esse é um assunto onde é muito fácil errar, mas não tenha medo. Alguns pontos a serem levados em consideração irão te ajudar a dar um preço justo pelo seu trabalho, além de conseguir uma previsibilidade melhor das suas finanças. Confira nesse post algumas dicas simples para precificar o seu trabalho artístico.
Como fazer a precificação do seu trabalho corretamente
Quanto mais imerso você estiver no seu mercado, mais ficará fácil de entender como a precificação deve ser feita. Estar por dentro dos valores médios e entender como seus esforços serão utilizados, são ótimos princípios. Mas esse é um assunto complexo e vamos discutir um pouco mais sobre isso dentre os tópicos.
- Valor e preço devem andar juntos na precificação
Antes de pensar em um preço para o seu produto ou serviço artístico, é preciso pensar e refletir sobre o valor que ele pode estar gerando para o seu cliente. O seu cliente irá vender algo com sua arte e ganhará dinheiro em cima disso? O ambiente comercial dele pode estar ganhando mais valor por conta da sua arte?
Tudo isso deve ser pensado e vai muito além do preço. Valor e preço andam juntos e quanto mais você souber o valor que a sua arte pode gerar, mais compatível será o preço que você vai cobrar.
- Existem muitos tamanhos e tipos de clientes para precificar o trabalho artístico
Outro ponto fundamental na hora de precificar o seu trabalho artístico, é pensar que existem diversos tipos de cliente. Você pode estar fazendo uma arte para um pequeno empreendedor usar no seu negócio, ou para uma grande multinacional.
Um empreendedor ou profissional independente, geralmente possui muito menos poder aquisitivo que uma grande corporação. Além disso, uma grande empresa pode lucrar muito em cima do seu trabalho. Leve isso em consideração na hora de montar o seu valor: quanto maior a empresa para qual você esta oferecendo um serviço, maior deve ser o seu orçamento.
- Conheça o valor da sua hora de trabalho
Não é regra absoluta, mas saber quanto a sua hora de trabalho vale, e quanto tempo você levara para produzir o trabalho, é um parâmetro importante na hora de precificar o seu trabalho artístico.
Você pode levar muito ou pouco tempo para finalizar um serviço, e muitas vezes, aceitar um trabalho pode ocasionar de você precisar recusar outros trabalhos por não ter capacidade produtiva para realizar muitas coisas ao mesmo tempo. Entao, ter pelo menos ideia do trabalho que essa arte irá te dar, é importante para colocar o preço certo.
- Esteja aberto para negociações
Ter um pouco de habilidade em vendas, é algo que nós artistas profissionais devemos ter. Por isso, converse com o seu cliente para entender o orçamento esperado e esteja aberto para negociações. Mas atenção: negociar não significa abaixar o seu preço a qualquer custo, mas sim, se adaptar para as mais diversas situações, como entregar um pouco menos para se adequar ao orçamento disponível.
- Se valorize como artista e como profissional
Uma das maiores frustrações de artistas no mercado, é não conseguir a quantidade de dinheiro necessária para se manter em sua profissão, e até mesmo achar que não pode viver de arte, e isso vem de uma precificação incorreta, o que gera muitos danos financeiros e emocionais. Por isso, se valorize sempre como artista e profissional.
Você dedicou muito tempo e muito dinheiro para desenvolver as suas habilidades, então é preciso saber o seu valor. Aprenda com os erros e estude o mercado conversando com outros profissionais da sua área, para entender melhor os valores praticados. Isso te ajudara a cobrar um preço mais justo e a ser melhor renumerado pelo seu serviço.
A experiência te ajudará a fazer bons negócios
Mesmo com esses pontos em mente, precificar um trabalho artístico é um assunto que demanda muito estudo do mercado e também autoconhecimento do artista. Gosto de dizer que a experiência e a rotina são as maiores aliadas nesse sentido.
Mesmo errando algumas vezes no preço que você colocou por seu produto ou serviço, é preciso analisar o erro e entender exatamente onde corrigir, para que não aconteça mais e você possa viver do seu trabalho com mais satisfação.
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Um abraço e te vejo no próximo artigo!
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